Conversa com um astrólogo no youtube

Na última quinta-feira participei da gravação de um canal popular no youtube, o Spotniks, cuja proposta é colocar duas pessoas que não se conhecem e não sabem nada uma da outra, para conversar, cara-a-cara. Quando me convidaram, eu achei a proposta muito divertida, e acabei topando participar do programa.

Adivinha quem eles colocaram para conversar comigo. Depois de aceitar ir ao programa, e vendo a lista de vídeos que eles produziram, eu suspeitava que a produção iria me parear com uma das seguintes opções: A) um terraplanista, B) um astrólogo, C) um ufólogo, D) um curador quântico.

Bem, eles colocaram do outro lado o Alexandre, um senhor muito simpático que, além de acupunturista, psicoterapeuta, homeopata e ambientalista (nas palavras dele), também é… Astrólogo.

O vídeo final disponibilizado no canal (“colocamos um astrônomo e um astrólogo para conversar”, Spotniks) foi editado para caber em menos de cinquenta minutos, mas a conversa na verdade durou duas horas e meia (!!). Estimo que 90% desse tempo consistiu do astrólogo ficar falando — de maneira nada sucinta ou objetiva — como os astros supostamente afetariam os eventos na Terra, porque os astrólogos (não) são bilionários e afirmando que astrologia é uma ciência (não é). Nos 10% restantes desse tempo eu usei o método socrático e fiz umas perguntas bem básicas sobre astrologia e seus métodos. Vocês podem conferir como foi a conversa no vídeo abaixo.

Confesso que depois de duas horas de enrolação eu já estava duplamente ranzinza: por causa da fome (a conversa começou às 11h e se estendeu além das 13:30), e por já ter perdido a paciência por não ter respostas objetivas do meu parceiro.

Não sei qual será a reação dos youtube-espectadores. De qualquer forma, eu me diverti durante a conversa. Afinal de contas, foi pra isto que eu aceitei o convite da Spotniks.

Atualização 14 de maio 2021: O vídeo do spotniks foi retirado do ar.

Atualização 28 de maio 2021: O motivo do vídeo ter saído do ar é que o astrólogo está processando o spotniks por danos morais, devido aos comentários deixados pela audiência no vídeo do youtube (!?!). Foi determinado que o vídeo fosse suspenso, enquanto o processo está correndo. O andamento do processo pode ser acompanhado no TJSP, processo número 1006119-77.2021.8.26.0016.

Atualização 3 de junho 2021: Fiquei sabendo que quem publicou vídeos de reacts ao vídeo do spotniks receberam notificações extrajudiciais do advogado do astrólogo para retirarem seus vídeos do ar. Ou seja, na prática, desapareceu do youtube qualquer traço de que a conversa aconteceu.

6 thoughts on “Conversa com um astrólogo no youtube”

  1. Olá, Rodrigo! Tudo bem?! Sou estudante de Física da Universidade de Brasília. Comentei sobre esse vídeo com um dos meus professores e ele pediu para eu enviar. Quando fui olhar, estava como vídeo privado no canal Spotniks. Você sabe se retornarão o vídeo ao ar?

    1. Olá Esther, obrigado por avisar sobre isto. Olha, eu não tenho controle algum sobre os vídeos do Spotniks e não sei o que aconteceu. De fato, o vídeo está marcado como privado. Sugiro você entrar em contato com eles via youtube ou twitter e pedir para eles disponibilizarem o vídeo de novo. Quem sabe eles colocaram como privado sem querer? Abraço

    2. o vídeo infelizmente está assim até agora, gostaria de saber se alguém conhece algum site que consiga reproduzir vídeos privados.

  2. Realmente o video saiu do ar. Estou suspeitando que possa ter tido alguma pressão que justifique a retirada do video. Uma pena, pois, esse dialogo deveria ser de dominio publico.

  3. Assisti uma vez, achei bem engraçado pra falar a verdade, hoje, fui procurar pra rir mais um pouco e infelizmente não achei mais o vídeo, espero que volte ao ar um dia.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s