O eclipse de sobral e o legado de Einstein

No dia 25 de Maio, participei de um evento no Instituto Moreira Salles celebrando o eclipse de Sobral e o fotógrafo brasileiro marc Ferrez. O vídeo integral do evento integral está online, assim como a palestra que dei no evento sobre “o estranho legado de Einstein: buracos negros”.

O evento contou com uma conversa entre eu, Christina Helena Barboza (ON), Rogério Rosenfeld e Nathan Berkovits (ambos do IFT-ICTP-SAIFR-UNESP) e Sergio Burgi (IMS).

Foram os resultados obtidos através das bem-sucedidas fotografias feitas por astrônomos ingleses em Sobral, em 29 de maio de 1919, que permitiram a comprovação da teoria da relatividade geral de Albert Einstein, inaugurando um novo momento na história da ciência e da própria humanidade. Neste ano em que se comemoram os cem anos daquele eclipse, um novo esforço internacional colaborativo entre vários observatórios e cientistas levou à primeira imagem a ser registrada de um buraco negro. O painel Ciência em Diálogo: especial Marc Ferrez e o eclipse de Sobral discutiu este amplo arco de conhecimentos que une fotografia e ciência ao longo dos últimos 180 anos.

Ferrez é conhecido do grande público por suas fotografias panorâmicas da cidade do Rio de Janeiro e arredores, feitas com câmeras especiais em negativos de grande formato, técnica praticada por poucos fotógrafos do mundo na época

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s