Curso “relatividade geral e aplicações astrofísicas” será disponibilizado no Youtube

A iniciativa

Marco Aurélio, o imperador do grandioso Império Romano, escreveu nas suas meditações que

Precisamente porque nós podemos nos adaptar, a mente pode adaptar-se e assim converter um obstáculo para as nossas ações em algo que sirva a um objetivo. […] O impedimento a uma ação pode servir para avançar a ação. O que está no seu caminho torna-se o caminho.

Esta é uma lição imortal de que desafios trazem oportunidades, se os olharmos com outros olhos.

Costumo usar os ensinamentos estóicos na minha vida. Ao aplicar eles neste momento histórico de confinamento global causado pelo COVID-19, que impede que as aulas da maior parte das escolas e universidades no Brasil retornem ao “antigo normal”, decidi transformar um impedimento à ação (a quarentena que impede as aulas normais) em oportunidade.

Assim, disponibilizarei todas as aulas da minha disciplina de graduação de relatividade geral e aplicações astrofísicas—que normalmente seriam presenciais e disponíveis somente para um reduzido número de alunos da Universidade de São Paulo—no Youtube.

Acredito que será um investimento importante do meu tempo o esforço de disponibilizar os vídeos no youtube, para permitir a estudantes que nunca teriam o privilégio de estar na USP ter acesso às aulas do curso.

Dá para se matricular no curso?

As aulas serão disponibilizadas gratuitamente no meu canal no Youtube a partir de 17 de Agosto de 2020 (o início do segundo semestre letivo da USP). A primeira aula de boas-vindas já está disponível e esta é a playlist que conterá todo o curso.

Aula 1 do curso já disponível no Youtube

Inscrições, avaliações, material suplementar e acesso ao ambiente Google Classroom da disciplina mencionado na Aula 1 estarão disponíveis somente para os alunos da USP matriculados na mesma.

Pré-requisitos

Esta é uma disciplina direcionada para estudantes no terceiro ou quarto (último) ano regular dos cursos de astronomia ou física.

Os pré-requisitos são:

  • Curso introdutório de mecânica clássica: leis de conservação, problema da força central, formalismos Lagrangiano e Hamiltoniano
  • Noções básicas de relatividade restrita (Física 4) e álgebra linear são fortemente recomendadas

Agradecimentos

Ao CNPq através da bolsa de produtividade em pesquisa, que me permite custear a assinatura do software de edição dos vídeos.

À Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) através do Auxílio Jovem Pesquisador 2017/01461-2, que permitiu a compra dos computadores usados na preparação, edição e processamento dos vídeos. Editar vídeos é uma tarefa computacionalmente pesada! Os mesmos computadores também possibilitam a minha pesquisa científica 🙂.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s